História de duas pessoas que vêm do Brasil

 Esta noticia fala de dois adolescentes que viviam no Brasil e por vários motivos vieram para Portugal.

Este texto foi escrito por eles para relatar a diferença que eles sentiram quando chegaram cá e atualmente.



A violência é uma das pautas mais faladas, quando se pergunta a brasileiros o motivos pelo qual veio morar em Portugal, porém tem uma coisa que consegue ser mais comum, que é a inflação, não importa onde você viveu no Brasil, se você veio morar em Portugal, um dos seus mil motivos, sabemos pelo menos um, que é  a falta de dinheiro, muitos portugueses não entendem quando falamos que viemos para Portugal com o intuito de crescer financeiramente, pois não conseguem enxergar como enxergamos.

Portugal falta pessoas para trabalhar, enquanto no Brasil, a taxa de desempregados só aumenta, assim que colocamos o pé em Portugal sentimos a diferença só de saber que a probabilidade de sermos roubados,  são mínimas, pode não ser grande coisa para vocês, mas imagina trabalhar durante 8 horas todo santo dia, para comprar suas cenas, porém à qualquer momento você pode ser roubado, por mais que seja bens materiais, não  deixa de ser algo meu, que o adquirir com o meu esforço mas  que pode ser tirado com tanta facilidade, pode parecer que estamos nos passando por vítimas, mas andar na rua e sentir que temos uma certa “segurança”.Cá em Portugal, o furto não é algo romantizado igual no Brasil, é sim um privilégio, não que isso seja culpa ou problemas dos portugueses,  que o Brasil seja um país tão violento e desorganizado, sim, desorganizado, as instituições de educação são umas das coisas que mais tem diferenças de Brasil para Portugal.

As escolas públicas de Portugal têm nível de escola particular do Brasil, bem não podemos colocar a culpa no investimento, já que segundo os dados que a Internet mostrou, brasil investe 6% do PIB em educação,  e Portugal 4,8%, acho que podemos falar por pelos menos metade dos adolescentes brasileiros, que vieram estudar cá em Portugal, que a insistência que vocês tem nos alunos é admirável, mostram que vocês realmente querem que os alunos saiam sabendo o que vão ser na vida, ou que pelos menos que tenham chance em ser o melhor em qualquer coisa que queiram ser, Sem falar que o ensino em Portugal acontece em escolas públicas ou privadas, assim como no Brasil. Contudo, há uma grande diferença. Infelizmente no Brasil o ensino das escolas públicas é deficiente em boa parte do país, já em Portugal, as escolas públicas têm um ensino de excelência e não deixam nada a desejar. 

A partir do 10˚ ano, que equivale ao 1˚ ano do ensino médio no Brasil, os estudantes também devem fazer uma escolha importante, que é a área de conhecimento que pretendem estudar, podendo optar entre ciências e tecnologias, ciências econômicas, humanidades e artes. Segundo a professora, durante o primeiro ciclo é necessário ser mais exigente e ter um ensino robusto, justamente porque a partir do segundo ciclo eles passam a ter matérias específicas do tema escolhido, já no Brasil as coisas são totalmente diferentes, pois no 10° ano ( 1° ano) os alunos não escolhem cursos, e sim tem as matérias normais que sempre estudaram ex: português, matemática, história, geografia etc...

Pois mas uma vez Portugal conseguindo ter uma qualidade melhor para os estudantes. O poder de compra também é um aspeto muito relevante do custo de vida. O que é possível observar é que comparando cidades com padrões semelhantes nos dois países, o poder de compra em Portugal é entre 30 e 40% maior que no Brasil, Pois as pessoas podem comprar coisas em Portugal, que nunca imaginariam comprar no Brasil, não é falando que o Brasil é impossível de viver mas é muito difícil. Não estamos falando apenas em bens materiais, no Brasil tem cerca de 33,1 milhões brasileiros vivem em situação de fome segundo o g1, cá em Portugal, com menos de 50 euros fazemos compras de alimentos que nos sustenta por uma semana, com direito a carne, frango e até coisas que não são tão necessárias, não estamos falando que Portugal não tenha pessoas que passem necessidades, até porque todo lugar do mundo tem que ter pelo menos uma pessoa passando necessidades.

Bem uma das coisas que mais tem diferença entre o Brasil e Portugal, é a taxa de desempregados, no Brasil tem 8,9 % de desempregados isso em agosto de 2022, já em Portugal é de 5,8%, tem uma grande diferença, brasileiro que passa anos procurando trabalho, e quando chega em Portugal demora em torno de uma semana e já tem trabalho. Existem algumas áreas em alta de empregos para brasileiros em Portugal, Marketing, Direito, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Turismo, Logística e Construção civil são algumas delas. Pois dependendo do salário o brasileiro consegue viver muito bem aqui em Portugal, não só os brasileiros, como os portugueses também, pois como já tinha falado, o poder de compra é muito grande. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saída de Campo| Museu do Dinheiro